segunda-feira, 21 de maio de 2007

Regionalização !



.

O que se pensa aos berros
e se diz… murmurando !

1.
No referendo à regionalização realizado há oito anos, Rui Rio foi um convicto defensor do não.
Apesar de ainda achar que a proposta de então não servia os interesses do país, o presidente da Câmara do Porto diz-se agora disponível para se encontrar uma solução que possa contar com o seu voto favorável.
in "O Primeiro de Janeiro" 19/03/2007

2.
A Regionalização não deve ser transformada em mito mas deve ter uma ideia mobilizadora!
A regionalização apenas nas mãos de protagonistas políticos, sejam eles quais forem, é um cadáver adiado.

Lino Cabral - "Contributos para a ideia da Regionalização"

3.
A Regionalização, como tudo, terá os seus inconvenientes mas tem, sem dúvida, tantas mais vantagens quanto durante anos a fio os governos sucessivos deste país tiveram e têm tendência para a macrocéfala concentração do poder, como vem sendo constatável.
Portanto, não me parece que haja aqui qualquer sintoma para a criação de mitos, mas antes tentativas (já quase desesperadas, é certo) de optar por outro tipo de governabilidade.
Rui Valente - "Regionalização+Protagonismos+Recrutamentos"
---------------------------
comentário:
O facto, que é quase consensual no Norte, é que com este regime centralista, adiando novos investimentos a norte do Vouga, quando se gastam anualmente centenas de milhões de euros em benesses para a "oligarquia a banhos nas margens do Tejo", a Regionalização impõe-se…
A enorme subida do desemprego e os baixos salários dos que têm emprego, só podem ser contrariados com uma deslocalização de serviços públicos para o Norte, e com estratégias rápidas de apoio ao desenvolvimento empresarial, decididas e geridas regionalmente.
É exigível um urgente programa de reactivação cultural do Norte, através de uma estrutura politico-social que somente se conseguirá com representantes eleitos e não com comissários nomeados directamente ou indirectamente pelo Terreiro do Paço.

5 comentários:

Anónimo disse...

Una regionalización "pilotada" por hombres de la sensatez del Sr. Lugano, es apreciable y deseable.....el problema es si al final, se acaban imponiendo los ultraizquierdistas marxistas, estilo BNG gallego.........

Anónimo disse...

"A enorme subida do desemprego e os baixos salários dos que têm emprego, só podem ser contrariados com uma deslocalização de serviços públicos para o Norte"

Nom concordo.
Penso que quanto menos dependermos dos serviços publicos, que nao esqueçamos que não são nossos mas do Portugal Lusitano, quanto menos dependermos desses serviços publicos estrangeiros melhor.

Antonio Lugano disse...

Antonio Almeida
Li o seu "blog" e apreciei ; assim que me permiti inseri-lo nos "links" do Gallaecia.
Disponha sempre.
Cordial Saudação

Antonio Lugano disse...

ao "anónimo"
As acções politicas devem ser "tomadas a frio"...
Nós, nortenhos, durante anos temos pago milhões e milhões de escudos e de euros para ter o suporte desses serviços.
Saúde, Ensino, Segurança Social, CP, REFER, aeroportos, segurança pública, etc, etc...
Deveriamos prescindir de tudo isso de um dia para o outro?
Ou seria mais razoável ir estruturando serviços próprios ?
Compreenda que as revoluções funcionam bem no papel, e nos discursos, mas quando chega a prática...
Por isso, o meu lema é : "passinho a passinho"!

Antonio Lugano disse...

Sr Gelmirez
O BNG nada tem de nacionalista para além dos discursos eleitorais.
É um aglomerado de oportunistas e de marxistas que abandonaram o PCE.
Não esqueça que ao levar o BNG ao poder na Galiza, e em vários "ayuntamientos", o PSOE-PRISA conseguiu financia-los com dinheiros públicos, e agora exige que eles se comportem como "muleta politica".
E como em Espanha o nacionalismo continua a viver os tempos de Isabel e Fernando... e o PP não entendeu (ou não o deixam entender) que deveria (indirectamente) promover organizações politicas nacionalistas (no sentido autonómico) para contrariar o encaminhamento actual... as autonomias vão caindo "uma a uma" nas mãos dos "homens-do-avental"!