domingo, 6 de maio de 2007

Escócia : passinho a passinho...




Vitória eleitoral do SNP


.
.
Os nacionalistas do Partido Nacionalista Escocês (SNP), chefiado por Alex Salmond, partidários da independência escocesa, obtiveram uma histórica vitória nas eleições autonómicas realizadas na quinta-feira (03 de Maio).

Os 47 membros do SNP eleitos para o Parlamento de Edimburgo reuniram-se hoje para celebrar o resultado eleitoral e o seu presidente, Alex Salmond, anunciou que vão iniciar conversações para preparar a coligação que lhes permita governar.

Num total de 129 lugares;
SNP 47
Laboristas 46
Conservadores 17
Liberal democratas 16
Verdes 2
Independente 1

Os partidos têm agora um prazo de 28 días para decidir as suas alianças e formar a nova administração, que até agora estava integrada pelos laboristas (socialistas) e os liberais democratas.

Nicola Sturgeon, número dois do SNP, anunciou que haverá um "referendum" sobre la independência, no que é apoiado pelos Verdes.
Os liberal-democratas, até agora, não se têm mostrado entusiasmados, mas Iain Smith, um dos parlamentares liberal-democrata eleitos afirmou que o seu partido considerará todas as opções durante as negociações para formar a coligação de governo.

O Parlamento de Edimburgo não tem competência sobre política exterior, imigração, defesa, segurança social, emprego e segurança nacional, temas sobre os quais decide Londres.
Não obstante, o tema da imigração arrisca iniciar um conflito entre Edimburgo e Londres.

2 comentários:

Anónimo disse...

Espero bem que a Escócia consiga ser independente. Para bem dela e para bem da Inglaterra.
Por uma Escócia Escocesa e por uma Inglaterra Inglesa.

Passinho a passinho, muitos anos demoraram a conseguir a independencia desde que William Wallace e muitos outros morreram.

Se aqui na Galécia, também demorarmos tantos anos, então é o nosso fim.
É que os Escoceses estavam sob dominio inglês, sofriam misturas por via Inglesa, nós levamos com mourada, sofremos mistura de mouros, cada vez ficamos mais mouros.
O resultado será desastroso para a Galécia se não se conseguir a independencia urgentemente.

Anónimo disse...

escoceses y galeses son pragmáticos, prefieren las ventajas materiales de pertenecer a la Rubia (O Pérfida) Albión, antes que escuchar los cantos de sirena de agitadores exaltados nacionalistas