sábado, 19 de maio de 2007

Viagens na minha terra...


em defesa das ferrovias
Linha do Tua

A Linha do Tua, 133,800 quilómetros entre o Tua e Bragança, agora reduzida a 54,100 quilómetros entre o Tua e Mirandela, era conhecida como "bela e terrivel".
A frase exprime, da melhor forma, a paisagem que envolve a via-férrea, sobretudo entre Foz Tua e Abreiro. À beleza do rio, que corre célere por entre abruptos penhascos, misturam-se o respeito e o temor que as escarpas, que se precipitam a pique em direcção às aguas bravas, provocam ao passageiro. A tudo isto deve acrescentar-se uma vegetação rasteira e enormes fraguedos em ambas margens.

A plataforma da via parece ter sido esculpida na rocha. De um lado é penedia, do outro o precipício com mais de 50 metros.
Numa visão selvagem, à qual não faltam pontes e túneis, surgem as Fragas Más - compostas por um ciclópico maciço de granito -, talvez um dos cenários de maior impacto e beleza do Tua.
A característica "bela e terrivel" está ainda bem patente nos apeadeiros de Tralhariz e Castanheiro, que são servidos por pequenos trilhos de terra, pelos quais se passa com dificuldade.

A via férrea, dá a sensação de ficar a um palmo do precipício, infundindo respeito e algum temor.
Ainda hoje os viajantes perguntam-se como terá sido possível a sua construção, iniciada a 16 de Outubro de 1884, em Mirandela, sob responsabilidade de Fontes Pereira de Melo, ministro das Obras Públicas, e apenas vinte-e-oito anos depois da circulação do primeiro comboio em Portugal.

As dificuldades foram enormes, a começar pelo acesso dos trabalhadores à obra, feito por carreiros íngremes, sobretudo entre o Tua e a Brunheda, onde o rio é mais profundo e se passeia por gargantas e escarpas quase inacessíveis. A dureza era de tal ordem que o engenheiro que supervisionava a construção desistiu, impotente para vencer as dificuldades técnicas e para impor disciplina ao grupo de trabalho, do qual até ladrões faziam parte. Foi então nomeado o engenheiro Dinis da Mota, que conseguiu levar a construção até ao fim. Numa obra de engenharia a todos os títulos notável, Dinis da Mota incutiu confiança aos trabalhadores, que todos os dias eram confrontados com cargas de dinamite e com escarpas que não permitiam a menor distracção.

Três anos volvidos sobre o início da epopeia, a linha foi inaugurada, com pompa e circunstância reais, a 19 de Setembro de 1887, entre o Tua e Mirandela, numa composição rebocada pela locomotiva a vapor E81 da alemã Emil Kessler, que tinha aos comando o próprio Dinis da Mota. Para chegar a Bragança, foi necessário esperar 19 anos, num processo marcado por avanços e recuos, com as estações a ser inauguradas conforme a linha ia avançando.

Tem esta linha dois registos históricos que devemos assinalar:
- a estação de Santa Comba de Rossas (serra da Nogueira), a mais alta de todo o sistema ferroviário portugués (850 metros de altitude);
- os três longos túneis : Remisquedo (136m), Prezas (137m) e Falcoeira (137m).

A Linha do Tua, no troço entre Bragança e Mirandela, foi encerrada em 1992, sob fortes protestos da população, o que obrigou à intervenção das forças policiais na "noite do roubo", quando a CP retirou, por via rodoviária, o material circulante de Bragança, numa operação que lhe custou 12 mil contos!

Depois há a intenção da EDP em construir um aproveitamento hidroeléctrico (depois das pontes… é a obsessão de alguns).
As cimenteiras e o ladrilho sempre foram o motor da economia "deste jardim…", e o "arredondar" do fim de mês para muitos…

O presidente da Câmara de Mirandela é um dos que protestam contra a barragem e entende que a sua compatibilidade com a Linha do Tua só é possível se a albufeira não ultrapassar a cota 148.
De outra forma a Linha do Tua pode ficar "afogada" pela barragem…

Depois de alguns acidentes ocorridos nesta Linha, investigadores da Universidade de Coimbra defendem soluções de segurança semelhantes às utilizadas em algumas zonas dos Alpes e já implementadas na linha da Beira Baixa.

nota : histórico do texto baseado em http://blogueferroviario.blogspot.com

11 comentários:

Anónimo disse...

gostei do blog
e do mapa, Portugal vai até ao Mondego :P

Antonio Lugano disse...

Prezado "anónimo"
A "Nação" que vai da Galiza ao Mondego (mais exactamente ao Vouga) é Portucale.
Portugal já incluia o "Conimbricensis", e mais tarde os territórios mouros até ao Al-Gharbe, que é anexado posteriormente.
Cordial Saudação

Anónimo disse...

Aquele mapa até ao Mondego nunca passará da net. Existe uma Nação legitimada pela História Internacionalmente. Existe um Povo-Nação há 900 anos no norte e no sul que defenderá a legítimidade do seu Estado-Nação nacional e internacionalmente.
Seja contra ataques internos, motivados pela traição materialista ou por concepções histórico-biológicamente erradas, seja contra invasões e tentativas anexionistas externas, vindas de este, do norte, ou do sul.
Esta é a Verdade.

Anónimo disse...

O Algarve pronuncia-se "Algarve", vindo de "Algarbe". Se quer utilizar o termo original "Árabe", utilize o termo mais concenssual para a pronúncia: "Al Gharb" sem o "e". Se quer colocar o "e", transfira-o correctamente para a língua Portuguesa: "Algarve"; se quer ser tão rigoroso na transcrição da palavra, traduza-a para "O Oeste" (Al Gharb) ou "Garve" -"Oeste"; - ou por qual quer razão mentalmente estranha quer publicitar ao universo que "Algarve" é uma palavra Árabe adaptada (O que é um Atestado de Burrice e de incultura que dá aos seus leitores, pensando que eles ignoram o facto e a origem da palavra) leve o rigor à coerência total - e escreva-a já agora em caracteres Árabes.
Qualquer dia até dizem que a Península é fruto de uma invasão de "milhões" provindos directamente de Medina e do Deserto Árábico - que não eram uma minoria (Já o eram os que foram tão oeste no norte de áfrica, quanto mais para a Europa), e que se calhar(na vossa eventual perspectiva) não vieram Berberes e por aí adiante - e que já agora a costa Algarvia e a costa Vicentina são banhadas pelo Mar Vermelho pelo Golfo pérsico. Se para vós é assim, O Porto não deve andar longe de Bassorá, Qatar ou de Ormuz.

Anónimo disse...

Se começam aí a divulgar as Estela Céltibéricas do Algarve, o nome antigo das suas cidades: Lacóbiga(Lagos) e os vários nomes com este topónimo Briga Celta de "Monte" ou "Santuário" pelas costas do Algarve até acima a Setubal (Cetóbriga) é que vai ser o bom e o bonito. Vai ser bom e muito Bonito sim.

Anónimo disse...

O primeiro texto (meu) não é dirigido ao Anfitrião António Lugano.

Anónimo disse...

Só para acrescentar: Ormuz (ou Hormuz), sendo ilha Iraniana - e na costa Persa (Golfo Pérsico), é ilha Ariana.

Anónimo disse...

Al Gharb = 25% de haplogrupos do norte de Africa = 1/4

Norte = 11% de haplogrupos do Norte de Africa

E ANTES TINHAMOS MENOS

TEMOS DE PARAR COM A MOURIZAÇAO DO NORTE

fiquem la com o vosso Al Gharb, dêam-lhe o nome que quiserem mas nao venham ca po norte. Tenham orgulho em vocês e peçam a independencia.

Deixem os Nortenhos serem Galegos, porque sempre o foram, não queiram foder a nossa identidade, mouriza-la, lusitaniza-la.
Separaçao e independencia destes mouros lusitanos

Anónimo disse...

11% -Espétáculo! já só falta 14%.
Finalmente as capacides cognitivas do norte vão crescer.
Então? vem da festa dos Aliados! Foi bonita a festa pá! Vejo que vem bem "regado" com essa dos "haplogrupos" e da independência, só pode ser.
Agora mais a sério: Olhe, apareça lá com essa conversa dos "haplogrupos" junto do Bloco Nacional Galego, do Portal Galego da Língua ou da Religiosidade do Povo da Galiza, que eles logo lhe dizem! Muito trabalho pela frente, sem duvida.
lol.
Vai ter que começar por ali, e não vai ser fácil. É que no Norte de Portugal não leva consigo as Pessoas. Get a life e deixe as pessoas Paz, que têm problemas de vida e nas suas comunidades bem mais importantes a tratar. Acha que ia conseguir impedir as pessoas de se casarem, relacionarem e terem filhos através de conjuges ou relacionados(Homem-Mulher norte-sul) entre norte e sul? mesmo que houvesse uma fronteira política entre as regiões? Desde quando é que um grupo de "enlouquecidos" vai conseguir condicionar as pessoas e fechá-las em campos de Concentração para não se tocarem (sabemos que as minhas honrosas espectativas não estão tão certas como isso, porque já aconteceu na história em épocas pontuais e isoladas) -mas não resistiram muito tempo à legítima Liberdade das Pessoas.
Acaso Espanhóis e Portugueses não se casam na zona de fronteira(e não só), ou com brasileiros(as), ou ingleses(as) etc.?
Bem, mas Portugal vai acabar por prevalecer. Preocupe-se com a sua vida e deixe os outros viverem a sua. Conheço - e já para começar muitos casais Porto/Algarve, Porto/Lisboa/; Aveiro/Alentejo; zonas Viseu, Leiria etc. Há milhares e milhares, toma! Quem é o manganão que vai interferir com a vida de milhões de Pessoas? Pois! bem me pareceu. As pessoas preocupam-se com os problemas de todos dias. Não é com a história dos "haplo-por-aí-adiante" que nos apresentaremos um dia perante DEUS CRIADOR para prestarmos contas do que andámos por aqui a fazer e a dizer - é com a Alma!
Conselho: Arranje vida própria, descanse, que essas coisas na mente vão passando e a sua vida vai melhorar, vai ver. Não é ironia, falo mesmo a sério. Desejo-lhe longa via e Saudinha, como dizem os galegos. saúde para todos nós.
Até á Próxima, se DEUS Quiser.

Anónimo disse...

Meta Deus pelo cu acima, sou Ateu e para mim o seu cérebro deve estar mesmo muito abaixo do razoavel para acreditar em deuses e cristianismos. Arranje vida mas é o senhor e deixe de ser escravo do seu imaginario Deus e das oraçoes e tributos que tem de lhe prestar.


"Acaso Espanhóis e Portugueses não se casam na zona de fronteira(e não só), ou com brasileiros(as), ou ingleses(as) etc.?"

Sim casam-se, mas naturalmente casamentos entre tugas e espanhois é muito menos do que entre Nortenhos e mouros. O factor diferente país, menor convivência e migrações entre os 2 países do que dentro de um país tem grande importancia e logo claro que ha menos. Logo o facto do norte ser independente iria reduzir drasticamente o numero de casamentos interraciais de galegos com mouros.

Depois se o senhor é pela mistura eu não sou.
Defendo a preservação etnica e em conjunto com outras pessoas faremos o possivel para que isso seja possivel. Bem sei que é uma tarefa quase impossivel pois todos são como o senhor, gostam de destruir o que a natureza, ou o seu DEUS criou.

Faça-me um favor. Veja se cresce, veja se usa mais um pouco o cérebro em vez de ser tão agarradinho à religião. E também tão limitado. Abra os horizontes e desligue-se do politicamte correcto e do que os media lhe dizem. Abra os horizontes, ganhe vida e tente usar o seu cérebro, verá que lhe será uma melhor pessoa e o seu Deus arranjará um lugar especial para si lá no céu. Daqueles lugares com TV, computador, bruto casarão, 1000 virgens tal como os seus irmãos gostam e muitos outros prémios.
Mas lembre-se tem de respeitar e preservar o que o seu senhor, seu Deus criou, e não destruir, senão não recebe o prémio quando chegar ao céu e vai parar ao inferno.

Antonio Lugano disse...

Por favor, acalmem-se!
Estamos numa tribuna pública onde cada um tem o direito de dizer o que considera ser correcto.
Nada de "verdades absolutas" e, menos ainda, de excessos de linguagem.
A todos
uma Cordial Saudação