quinta-feira, 19 de abril de 2007

Portucale e Galiza






"Reunião de Guimarães"
.

13 Abril 2007

.



O tempo em que o Norte de Portugal (futura "Região Portucalense") e a Galiza funcionavam de costas voltadas está definitivamente enterrado, e representantes das duas regiões reuniram-se em Guimarães para discutir a aplicação de 73 milhões de euros em projectos de cooperação transfronteiriça, entre 2007 e 2013.
Além de sublinhar a importância de fazer avançar a ligação ferroviária em alta velocidade entre o Porto e Vigo o plano estratégico de cooperação Norte de Portugal (Região Portucalense) e Galiza abre a porta à gestão conjunta dos quatro aeroportos, bem como dos portos marítimos desta euro-região.

Esta reivindicação prevê a criação de um consórcio transfronteiriço de transportes, com capitais públicos e privados, destinado a tornar complementares os três aeroportos galegos (Alvedro na Corunha, Lavacolla em Santiago e Peinador em Vigo) e o de "Pedras Rubras" em Matosinhos (Área Metropolitana do Porto)
Pretende-se aplicar o mesmo principio aos portos da euro-região : Leixões e Viana (na futura Região Portucalense), e Vigo e Corunha na Galiza.

O plano estratégico será gerido pelo futuro Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, um organismo a criar até ao final do ano e que ficará localizado no Centro Tecnológico do Mar, em Vigo, substituindo o actual Eixo Atlântico, que representa os 18 principais municípios desta euro-região, com cerca de 6,3 milhões de habitantes.

Paulo Gomes, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N) adiantou que a cooperação vai incidir também na gestão integrada da bacia dos rios Minho e Lima, no domínio da qualidade e da segurança alimentar, e no desenvolvimento em conjunto de tecnologias de conservação de pescados, avançando com a certificação de produtos que inclua também o sector agrícola.

Iniciar-se-á a gestão integrada dos parques naturais do Gerês e de Montesinho, uma aposta de intervenção integrada nestes espaços de fronteira avançando como nunca numa ambiciosa cumplicidade entre as duas regiões".

Revelou ainda o vice-presidente do CCDR-N, Paulo Gomes, que os 97 milhões de euros que a UE destinou à nossa euro-região "são apenas um terço do montante obtido nos últimos sete anos", admitindo, por isso, que as duas regiões possam desviar até 10 por cento dos respectivos envelopes financeiros regionais para montar esquemas de intermodalidade no movimento de mercadorias, empresas e pessoas.

Nos últimos quatro anos a movimentação de mercadorías entre o Norte de Portugal (futura "Região Portucalense") e a Galiza aumentou em 23%, segundo referiu Emílio Perez Touriño, chefe do governo galego, que recentemente participou num jantar-colóquio, no Porto, com políticos e empresários de ambas regiões.

4 comentários:

Sam disse...

Parabéns polo blogue!

Acerca deste tema ver comentários no blogue Calécia:

http://calacia.blogspot.com/2007/04/regio-norte-e-galiza-avanam-para-gesto.html

http://calacia.blogspot.com/2007/04/cooperao-entre-galegos.html

Saudações

Anónimo disse...

Mais um passo para nos irmos livrando aos poucos de Portugal e formarmos oficialmente a nossa verdadeira nação, Galécia.
Oxalá o processo seja rapido e a independencia e reunificaçao das 2 Galizas chegue o mais depressa possivel, se possivel na nossa geração.


Muitos parabens pela criação do blog.

Anónimo disse...

Penso que o nome da região norte não devia ser Portucalense, pois Portucalense é mais dado ao territorio do Minho ao Mondego.

Grande passo histórico esta reunião de Guimarães.
Será que algum dia voltaremos a ser nação independente e a podermos governar o nosso território livremente?
Tudo depende de nós e das próximas gerações

Anónimo disse...

Buena noticia: El cantor Julio Iglesias ha sido padre de nuevo